sexta-feira, 28 de agosto de 2009

TRECHO DE TRABALHO DE PESQUISA PROF. ANTONIO MAIA - RELAÇÕES COMERCIAIS COMO FATOR CRÍTICO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM ERP


SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA


Os sistemas de ERPs, desde sua evolução dos sistemas primários como o MRP e MRPII até sua atual configuração, tornaram-se ferramentas essenciais para o alcance de resultados organizacionais que proporcionassem diferenciais no mercado.


As organizações, observando tal necessidade, foram em busca de soluções que têm, por principal pilar, a utilização da Tecnologia de Informação.


As informações movimentam os processos organizacionais e a confiabilidade destas informações assegura com que as decisões, bem como a execução de todos os processos estejam efetivamente inter-relacionados e eficientes.


Estruturalmente suportados por um único banco de dados, os sistemas de ERP permitem com que as informações estejam disponíveis e confiáveis à toda organização, tornando-se uma forte ferramenta de Tecnologia de Informação.


Considerando a grande importância de ser competitivo no mercado, bem como possuir excelência em processos empresarias, muitas organizações buscaram na solução ERP, a possibilidade de alcançar parte de suas visões.


Contudo, tem se observado uma alta ocorrência de insucessos desde a aquisição dessa solução, até sua efetiva implantação. Dentre toda essa cadeia, que se inicia na aquisição do software até sua efetiva implantação, são realizadas as análises críticas a fim de verificar se todos os anseios da organização foram atingidos com a implantação.


A fase inicial do processo de implantação de um sistema ERP é a das Relações Comerciais relacionadas à aquisição do software. Embora seja uma das fases mais decisivas, pois essas relações são Fatores Críticos de Sucesso, não há a devida atenção. Com isso, esse trabalho estará abordando este tema, salientando sua importância e buscando demonstrar as melhores práticas para esta fase denominada Relações Comerciais.


JUSTIFICATIVAS


É de grande importância que as organizações busquem melhorias por meio da utilização de ferramentas gerencias de alto desempenho.


Contudo, as organizações devem conhecer, também, as dificuldades desse processo de mudança, que se inicia desde a aquisição da ferramenta de ERP.


Devido à alta complexidade de um ERP, somente o conhecimento das particularidades técnicas da solução que está sendo adquirida não assegura os processos decorrentes para sua implantação.


Portanto, é de grande relevância para as organizações conhecer todos os Fatores Críticos de Sucessos para este processo, sendo que o grande propósito deste trabalho é pesquisar o Fator Crítico relacionado às Relações Comerciais.


No momento em que as relações comerciais estão sendo definidas, diversos aspectos não são observados com a devida atenção, sendo este, um momento crítico em que são definidos os métodos a serem executados pela empresa fornecedora. Estas condições estarão sendo firmadas em um contrato, e, um mau delineamento de seus termos pode acarretar em grandes dificuldades para a empresa que estiver implantando o software.


No início das Relações Comerciais a organização não demonstra com maturidade todos seus anseios, não consegue visualizar suas reais necessidades, impossibilitando que haja projeções necessárias junto à organização fornecedora do software. Com a observação e definição dessas projeções o processo de implantação e mesmo as relações posteriores assegurarão o contínuo sucesso da utilização do ERP adquirido.


É de suma importância às organizações terem esse conhecimento, a fim de obterem o domínio necessário para iniciar esse processo tão complexo de escolha e de definições comerciais para a aquisição de um ERP, a fim de que os benefícios imaginados acompanhem a aquisição da solução. Ressaltamos que a atual literatura apenas identifica essa fase no processo de aquisição, mas não salienta sua importância como Fator Crítico de Sucesso.




Parte do trabalho desenvolvido pela PUC-Campinas pelo Professor Especialista Antonio Maia Salgado Jr.

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